Ulisses Maia pede suspensão da filiação do PDT
Arquivo/CMM

Política

Ulisses Maia pede suspensão da filiação do PDT

Por Victor Simião em 05/09/2018 - 15:53

Medida é para evitar problemas com a executiva estadual, já que o prefeito de Maringá decidiu apoiar candidato ao governo do Paraná de outro partido, Ratinho Jr (PSD). Chefe do executivo deve mudar de partido após as eleições.

Player Ouça a reportagem

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, pediu a suspensão temporária da filiação dele no PDT - Partido Democrático Trabalhaista. A ação de Maia é para evitar problemas com a executiva estadual da sigla. É que ele decidiu apoiar o candidato ao governo do Paraná pelo PSD, Ratinho Junior e o PDT apoia João Arruda, do MDB. O ex-senador Osmar Dias, do PDT, começou a pré-campanha ao governo, mas decidiu não concorrer, e isso mudou o cenário político no estado.
O prefeito disse que fez o pedido para ficar livre para fazer escolhas. Ele tem convite para se filiar ao PSD, mas afirmou que só vai tomar a decisão depois das eleições de outubro

Segundo Maia, o apoio a Ratinho Jr se deu por uma série de motivos. Gratidão foi um deles, já que o ex-aliado de Beto Richa (PSDB) e agora candidato ao governo foi um dos poucos políticos que apoiaram o prefeito na campanha de 2016. Além disso, o Maia disse que não poderia apoiar a governadora e candidata a reeleição Cida Borghetti (PP) porque ela faz parte de um grupo adversário.

Na campanha de 2016, o PDT foi o partido que abriu as portas a Ulisses Maia. Ele vinha do Solidariedade. Questionado se essa suspensão de candidatura não é uma forma de dar as costas à sigla que recebeu o então vereador, Maia explicou que não; que o compromisso era trabalhar para Osmar Dias, mas como ele não se candidatou, o prefeito se sente livre para dar apoio a outro nome. A CBN apurou que nos bastidores da prefeitura, secretários próximos ao gabinete estão livres para trabalhar para João Arruda, do MDB.

Notícias da mesma editoria