Cidade

Maringá tem blecaute de 30 minutos, diz Copel

Por Victor Simião em 04/02/2014 - 17:30

Segundo a companhia, a queda de energia aconteceu em diversas regiões da cidade. Mesmo assim, não chegou a afetar 20% da população. Em alguns casos, a energia foi restabelecida em poucos minutos. Em outros, demorou aproximadamente 30 minutos. O problema aconteceu entre às 14h30 e 15h em Maringá.

De acordo com a Copel, o desligamento aconteceu porque o ONS, órgão nacional responsável pela coordenação e controle de transmissão de energia elétrica, teve problemas.   Em nota, o órgão informou que, por volta das 14h, houve um problema no Sistema Interligado Nacional, que interrompeu o fluxo de 5 mil MW nas regiões Norte, Sul e Sudeste do país.

Para não ter maiores problemas,  o ONS acionou um plano de emergência, que resultou no “desligamento automático de cargas pré-selecionais pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema”.

Às 14h41, a frequência foi normalizada pela ONS.

No Paraná, 548 mil pessoas tiveram a energia desligada. De acordo com a Copel, o número representa 13% dos 4,1 milhões de consumidores atendidos pela empresa.  Todos os consumidores foram religados às 15h38.

Notícias da mesma editoria