Impulsionamento de campanha eleitoral está liberado nas redes sociais
Nelson Jr/TSE

Eleições 2018

Impulsionamento de campanha eleitoral está liberado nas redes sociais

Por Victor Simião em 30/08/2018 - 16:48

Candidatos fazem isso no Instagram e Facebook. Na avaliação de especialista, essa é a principal ferramenta para muitos candidatos.

Player Ouça a reportagem

Nas eleições de 2014, as redes sociais já foram muito utilizadas pelos candidatos. Mas, em 2018, elas estão sendo utilizadas ainda mais. Entre outros fatores estão o tempo menor de campanha, principalmente em rádio e TV, e a permissão do impulsionamento. Candidatos, partidos e coligações podem pagar para que as postagens sejam vistas por mais pessoas no Facebook e Instagram.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a medida no fim do ano passado.Por isso, não se surpreenda se você vir vários candidatos na sua timeline. O Facebook indica que é propaganda eleitoral.

Para advogado Diego Pereira, especialista em direito eleitoral, as redes sociais podem ser vistas como a ferramenta principal. Até porque muita gente vai ter pouco tempo em TV e rádio. 

Há uma série de restrições na campanha nas redes sociais. Só candidatos, coligações e partidos podem impulsionar publicações. Qualquer suspeita de irregularidade pode ser denunciada à justiça por meio do aplicativo Pardal.

Notícias da mesma editoria